A Verdade Que Liberta

Há nas páginas da Bíblia Sagrada um texto de Jesus que diz:

Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis meus discípulos e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (João 8:31,32)

Parece um texto simples que fala apenas de liberdade. Realmente fala de liberdade, mas liberdade como conseqüência de um processo. Este texto apresenta uma didática muito simples para nós venhamos encontra a verdadeira liberdade.

Jesus apresenta alguns elementos:

1º Desprendimento das tradições
– O discurso de Jesus é destinado a um grupo de pessoas, neste caso, alguns judeus que creram nEle. Até que deixa a transparecer que é algo simples, mas para um judeu abandonar todo seu comportamento religioso e seguir alguém que acabara de ser novidade, não é bastante fácil. Para nós também, temos um zelo excessivo para com nossos credos, não gostamos de ser confrontados, chegamos ao ponto de dizer que futebol, religião e política não se devem discutir. Mas o primeiro elemento para alcançarmos a liberdade é o desprendimento de nossas tradições. Não é o abandono das tradições, mas o desprender-se delas.

2º Firmeza na Palavra de Cristo
– O homem mais criticado de toda a história sem dúvida alguma foi Jesus Cristo, o mais detestado, o mais ignorado, o mais comparado, pois bem, deixamos de lado isso tudo que estamos cansados de saber, e vamos a algo fundamental, a palavra de Cristo. Jamais teremos condições de compará-las com qualquer discurso, porque as palavras de Jesus não eram vazias, havia algo poderoso por traz delas, havia a prática do que Ele pregava. E quando esta palavra começa a ganhar lugar em nossas vidas desperta-nos o desejo de sermos livres.

3º Ser Discípulo
– No nosso mundo tão independente, a cada dia nos tornamos mais dependentes. Dependemos do governo, dependemos de centrais elétricas, dependemos de computadores, de celulares, lutamos tanto para nada, estamos cercados de dependências dentro de um pensamento de independência. Jesus aponta que precisamos aprender a depender para sermos livres. Como assim? Ser discípulos significa que você deve seguir alguém. Ser discípulo de Jesus não é vestir-se como ele, com uma boa barba, ou ainda completamente hippie. Ser discípulo é agir como Ele age, é seguir seus ensinos, viver dependente dEle.

4º Conhecer a Verdade
– Conhecer a verdade é conhecer o próprio Senhor Jesus Cristo, pois Ele é a verdade. Embora muitos se dizem verdadeiros, até que podem ser, mas ser a própria verdade somente Ele.

A liberdade que Cristo propõe não é fundamentada em revolução, guerra, violência. Ela é baseada no ter o poder de escolher o que é melhor. As tradições empurram goela a baixo, ritos e normas, Cristo apresenta como opção, respeitando o direito de escolha dado a todo homem. Liberdade não fazer o que quero, é escolher de maneira sábia a melhor opção, levando em consideração o resultado desta escolha. Muitos escolhem errado o seu caminho, porque foram na carona das multidões por acharem que eram livres, hoje pagam caro até mesmo com a perda da liberdade. Liberdade somente em Cristo.

Tenha uma semana de ótimas escolhas. Pare, pense, busque ajuda, confie, tenha um momento com Cristo, pois Ele te guiará a toda verdade.

Nenhum comentário: